PACS
Trabalhamos com um sistema de PACS, mas afinal, você sabe o que isso significa?
O PACS é um sistema de de armazenamento de imagem e de comunicação para clínicas que fazem o uso de diagnóstico por imagem. A Sigla PACS é uma abreviação da Picture Archiving and Communication System que em português significa Sistema de Comunicação e arquivamento de imagem.
O PACS ele surge por meados da década de 80, quando alguns aparelhos começam a armazenar imagens médicas e digitalizar. Com o avanço e evolução, existiu uma necessidade de que estes aparelhos fizessem transmissão de dados de um local para outro.
OBJETIVO DO PACS
O PACS ele possibilita o armazenamento de grandes quantias de informações médicas e ele ao mesmo tempo reduz a chance de extravio de exames médicos.
Um exemplo: Paciente realiza uma exame de tomografia e precisa guardar essas imagens para uma consulta no futuro.
A ação do tempo, a forma que for armazenado e o clima tudo vai colaborar para que as imagens do exame seja prejudicadas dificultando a visualização por parte do médico.
Contudo, o armazenamento digital possibilita que o exame seja encontrado com muito mais facilidade de maneira e tempo hábil.
O exame hoje pode ser armazenado em nuvem, ou seja pode ser acessados por computadores de mesma rede, de qualquer lugar, ou, smartphone ou tablet.
Outro exemplo é em casa de emergencial médica o médico pode acessar as imagens no caminho do hospital para agilizar e otimizar seu tempo.
Outro ponto importante é a redução de custo, tendo em vista que hospitais e clinicas, investem pesados em matéria-prima para a impressão dessas imagens, o custo é eliminado ou reduzido quando as imagens são digitalizadas e vistas em alta definição de maneira online, assim é descartada a impressão, sendo feito somente em caso de extrema necessidade.
O PACS também trás uma segurança de dados, visto que todos os dados de pacientes são criptografados, dessa forma apenas pessoas autorizadas com LOGIN E SENHA terão acesso a essas imagens.